O Campeonato Brasileiro Adulto masculino 2023 terá 10 equipes e começa em março. O torneio de fomento ao alto rendimento contará com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.
O campeonato marca o retorno do Cruzeiro ao basquete, o que promete movimentar a torcida da Raposa em Minas Gerais. E também do Vitória, que já jogou a elite do basquete nacional e volta com grande expectativa. Atual vice-campeão, a Liga Sorocabana vai em busca desta vez do troféu e do anel de campeão, que em 2022 ficou com o São José Basketball-SP.
Pelo novo formato de disputa, as equipes jogarão dentro das suas conferências, com as quatro primeiras se classificando para o Playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º x 4º e 2º x 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha.
Uma das conferências terá Basket Osasco-SP, AZ Araraquara-SP, Brusque-SC, Blumenau-SC e Vitória-BA. Já a outra conta com Liga Sorocabana-SP, Basquete Santos-SP, Basquete Pinda-SP, Praia Clube-MG e Cruzeiro Basquete-MG.
Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar os homenageados de 2023, assim como a tabela completa da competição e outras ações e detalhes do torneio, além do formato de transmissão dos jogos.
Rinaldo, diretor da Liga Sorocabana
“Estamos muito motivados. É um campeonato que veio para ficar. Sabemos que é um campeonato muito forte, com equipes que estão retornando para o esporte, o que é muito importante para a melhoria do basquete nacional. Estamos felizes por mais uma participação, vamos tentar fazer um campeonato digno, como fizemos no ano passado. Mas, com muita alegria, vamos desfrutar desse campeonato”
Daniel Leque, técnico do Basquete Santos
“Pelo segundo ano consecutivo, estamos participando. Mantivemos nossa base e queremos conquistar metas maiores que no último ano. Queremos chegar entre os quatro e vamos trabalhar muito para isso”
Luiz Carlos Arantes, supervisor do Praia Clube
“É o segundo ano que a gente participa, a nossa expectativa é a melhor possível. Esse campeonato vai virar um dos grandes torneios do Brasil. Nosso time é muito jovem. Apostamos no sub-22 e 23, e temos esse grande torneio para participar”
Augusto Britto, coordenador do Esporte Clube Vitória
“Entramos com a pretensão de sermos campeões. Sabendo que é um campeonato muito equilibrado, difícil, com grandes times, mas pela nossa grandeza e o nosso retorno ao esporte, nossa expectativa é grande”
Wellington Santos (Nezinho), diretor do AZ Araraquara
“A expectativa é a melhor possível, importante para a cidade, para esse novo projeto. Já montamos o grupo e estamos treinando. Estão todos empolgados e queremos levar o time ao lugar mais alto possível”
Adriano Geraldes, técnico do Basket Osasco
“A expectativa é sempre estar entre os quatro. Já sediamos etapa, sempre competimos para estar entre os primeiros. O João deixa a quadra, fica mais na parte de gestão, o que ele vinha acumulando. E eu retorno à quadra no adulto. Vamos mesclar experiência e juventude. Vamos chegar e competir”
Fonte: Assessoria CBB