É tetra! O Basquete Feminino Blumenau conquista o quarto título consecutivo do Campeonato Catarinense Adulto Feminino, o décimo em 11 anos, e segue sua dinastia em Santa Catarina. Nessa temporada, o troféu veio neste sábado (7) com vitória por 82 a 24 sobre o Basket São José, equipe que apenas em seu segundo ano ficou com a prata. Já a Sociedade Ginástica de Joinville conquistou o bronze após vencer a equipe de Porto União por 64 a 55. Os prêmios de Cestinha e Destaque da competição ficaram para de Letícia Senff que somou 51 pontos nos três jogos e teve o maior índice de eficiência da competição.
A vitória de Blumenau mantém uma invencibilidade de três anos do time em Santa Catarina, com a última derrota foi na decisão do Estadual de 2016 contra o C.B. Chapecó. De lá para cá, a equipe conquistou três títulos do Sul-Brasileiro, dois da Copa SC e três dos Jogos Abertos. Além disso, o time conquistou o 4º e 5º lugar na Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2018 e 2019, respectivamente. Agora o time segue sua preparação para mais uma LBF.
Já o Basket São José conquista a medalha de prata na primeira competição da nova comissão técnica da equipe, um trabalho novo que busca inspiração na história do município com a modalidade para seguir conquistando resultados.
“Hoje foi abaixo do que a gente esperava, mas temos que ressaltar a grande qualidade do time de Blumenau, que disputa LBF e tem um trabalho consolidado e é importante esse tipo de confronto para sabermos o quanto temos que melhorar para diminuir essa diferença e poder enfrentá-las de igual para igual num futuro próximo. Mas a trajetória na competição foi muito boa, o grupo esteve muito unido, elas se dedicaram bastante, treinaram bastante durante a pandemia, foi um vice-campeonato muito importante para São José que vinha de um projeto no feminino com clube Independente, semente deixada pelo professor Paulo Montibello, e que agora buscamos dar continuidade e fazer o projeto crescer”, falou o técnico do Basket São José, André Germano.
A final entre São José e Blumenau também se torna significativa pela homenagem que Paulo Montibello (in memoriam) e João Camargo Neto receberão do Conselho Estadual de Desporto: a Comenda do Mérito Desportivo neste ano de 2020.