Palavra do Presidente…
Em 8 de janeiro de 2021 a Federação Paranaense de Basketball comemora 70 anos. Seria motivo de uma grande festa….que infelizmente não poderemos realizar em virtude da pandemia, pois queremos que todos comemorem o 71°, 72°, 73° … . Desejamos a todos os homens e mulheres que criaram a FPRB, aos que vieram posteriormente dar continuidade a este sonho e aos que continuam no presente a fazer com que a chama deste esporte maravilhoso não se apague nossos PARABÉNS e que continuem acreditando e dando o AMOR que este esporte merece!! PARABÉNS FEDERAÇÃO PARANAENSE DE BASKETBALL PELOS 70 ANOS!!!
A primeira ata…
“Aos oito dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e cinquenta e um, na sede da Federação Desportiva Paranaense sita a Avenida João Pessoa, 120, às vinte e uma horas, na presença dos representantes dos Clubes; que assinam a presente ata e que são os seguintes: Manoel Simões Gavinho, pelo 19 de Dezembro AC; Aparício Carias, pelo Caramuru EC de Castro, Estácio Simões Gavinho, peło Coritiba FC; Antônio Carlos Lacerda, pelo Clube Curitibano, Antônio Carlos Correa Kuster pelo Círculo Militar; Dr. Uady Gemael, pela Sociedade Thalia: Tte. Antônio Peixoto de Souza, pelo Ícaro AC; que se reúnem nesta Assembleia para discussão de Constituição de Mesa. O senhor Hugo Pilato Riva abriu a presente sessão pedindo que o senhor Secretário lê-se a ata de 1a. Convocação.”
A primeira ata…
“Em seguida, o sr. Presidente deu por encerrada a presente sessão da Assembleia Geral Ordinária, que permanecerá em caráter permanente, a fim de tratar e discutir e aprovar os Estatutos da F.P.B. para a próxima segunda feira, dia 15 do corrente, às 20 horas e no mesmo local, a segunda sessão da Assembleia Geral marcando ordinária, permanente. Assim, encerro a presente ata que vai por mim, Antônio Carlos Corrêa Kuster, secretário da presente sessão, assinada, bem como dos demais representantes de Clubes presentes.
Curitiba, 8 de janeiro de 1951.”
E assim, com a fundação da Federação Paranaense de Basketball em 8 de janeiro de 1951 o basquete no estado do Paraná contava com uma Federação exclusiva. Caminhamos muito nestes 70 anos. Muitas vitórias, muitas derrotas, ganhos importantes, perdas irreparáveis. Mas o mais importante é a PAIXÃO que todos os presidentes, vices, diretores e conselheiros tiveram (e ainda têm) pelo basquete, sentimento este que também pertence aos jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes e torcedores levando para a quadra, fazendo seu dribles, passes e arremessos à cesta, defendendo com unhas e dentes suas equipes e a bandeira do PARANÁ!!